Quem sou eu

Minha foto
CAPITÃO QOPM TRINTA JR , É ASSESSOR TÉCNICO DE SEGURANÇA PROTETIVA, BACHAREL EM SEGURANÇA PÚBLICA (CURSO DE OFICIAL QOPM), PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO E ACADÊMICO DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CEST E TEOLOGIA DA FACULDADE HOLKMA. PÓS-GRADUADO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL, PELA FACULDADES INTEGRADAS JACAREPAGUÁ – RIO DE JANEIRO. ESPECIALISTA EM DIREITO MILITAR PELO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXÉRCITO BRASILEIRO. PÓS-GRADUANDO - MBA EM DESENVOVIMENTO GERENCIAL PELA EXCELLENCE ESCOLA DE EXECUTIVOS. JÁ ATUOU COMO CHEFE DE SETOR DE PESQUISA, DA EMPRESA: VOX POPULI, EM SÃO PAULO/SP, TENDO TRABALHADO NA MESMA ÁREA EM BRASÍLIA DE 1999 A 2000. EM 2005 ATUOU COMO COMANDANTE DA 8º COMPANHIA PM INDEPENDENTE DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO. HABILITADO EM ARMAMENTO E TIRO POLICIAL DE COMBATE, DIREÇÃO DEFENSIVA, PERÍCIA EM LOCAL DE ACIDENTE DE TRÂNSITO, MOTIVAÇÃO; REALIZA TREINAMENTOS MOTIVACIONAIS E DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM SEGURANÇA E INTELIGÊNCIA INSTITUCIONAL. PALESTRAS E CONSULTORIA DE SEGURANÇA EM TODAS AS ESFERAS. CONTATOS: TRINTAJUNIOR@BOL.COM.BR - (98)8812-1607 : (CAP TRINTA JR.)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A MULHER E O CRIME

MATÉRIA PARA JORNAL




A MULHER NO CRIME


HÁ MUITO SE FOI O PENSAMENTO DE QUE A MULHER ERA APENAS UM SEXO FLÁGIL. NADA DISSO, COM O MUNDO GLOBALIZADO E EM RAZÃO DAS ILGULADADES SOCIAIS, INCLUIDAS A SEXUAL DISPOSTAS EM TODAS AS CONSTITUIÇÕES FEDERAIS DOS PAÍSES DEMOCRÁTICOS DE DIREITOS, ESSE PARADIGAMA FOI QUEBRADO, E AMULHER CADA VEZ MAIS VEM CONQUISTANDO ESPAÇOS, ANTES UTÓPICOS, E IGUALITÁRIOS AOS DA CONCDIÇÃO MASCULINA.

EM FACE DESSE PENSAMENTO, E, COMO JÁ ADUZIMOS ANTES, DAS NECESSIDADES SOCIAS, A MULHER FOI COLOCADA EM POSIÇÃO DE DESTAQUE NA SOCIEDADE. PORÉM, ASSIM COMO OS HOMENS, ESTAS TAMBÉM VÊM SE DESTACANDO NAS MAZELAS DA SOCIEDADE, E, ENTRE ESTAS, ESTÁ SEM DÚVIDA A SURPREENDENTE E ASSUATADORA ESTATÍSTICA DE VANGUARDA, EM QUE AS MULHERES SE COADUNARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS COM O CRIME.

TALVÊS, TAIS ESTATÍSTICAS SE VALHAM EM RAZÃO DE TER AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE ENCARECERADOS DO SEXO MASCULINO, BEM COMO POR RAZÕES DE OUTROS FATORES TAIS COMO AUMENTO DA TAXA DE POBREZA, E AUMENTO DO NÚMERO DE FAMÍLIAS, QUE TÊM PELO MENOS UM PRÊSO DE JUSTIÇA DO SEXO MASCULINO NAS CASAS DE DETENÇÃO. ISSO FAZ COM QUE AS ESPOSAS E COMPANHEIRAS, NA SUA GRANDE MAIORIA, SEM PROFISÃO DEFINIDA, SEJAM OBRIGADAS A DE QUALQUER FORMA, GARANTIREM O SUSTENTO DE SUAS FAMÍLIAS, EMBORA NÃO SEJA ESSE O LIAME ADEQUADO, MAIS FÁCIL E ACONSELHÁVEL, POIS, ISSO É UMA FALSA ILUSÃO DE SUCESSO NO SUSTENTO FAMILIAR.

ESSE ESTADO LAMENTÁVELMENTE SE DÁ TAMBÉM, POR FALTA DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DA MÁ FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUE SE ADEQUA NESTE PAÍZ. MUITAS MULHERES, AS CHAMAS ROTULARMENTE DE “MULHERES DE BANDIDOS”, AO VIVEREM NUM CLIMA PROPENSO AO CRIME, ONDE AS MESMAS VÃO CONSTANTEMENTE ÀS PENITENCIÁRIAS DE TODO O PAIS, NAS VISITAS AOS SEUS COMPANHEIROS, ESTAS SÃO ASSEDIADAS POR ESSES E POR OUTROS PRÊSOS, A FAZEREM PROCEDIMENTOS ILÍTOS, TAIS COMO PASSAR A VISITA COM ARMAS, DROGAS E OUTROS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO CRIMINOLÓGICO, ATRAVÉS DE CELULARES E DEMAIS INSTRUMENTOS AFINS.

COMO SEMPRE ADUZIMOS EM NOSSOS ARTIGOS, ATÉ MESMO POR CONVIVER DIARIAMNTE EM PROTEÇÃO DA SOCIEDADE, A BASE DA GRANDE MAIORIA DOS CRIMES SÃO SEM DÚVIDAS AS DROGAS, PRINCIPALMENTE AS ILÍCITAS. ESSE CRIME GERALMENTE SUSTENTA E ENVOLVE GRANDE PARTE DOS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA, SEJA PELA DIVULGAÇÃO EXCESSIVA DE FALSO PRAZER, SEJA POR SER TRAFICADA NO PRÓPRIO LAR, ONDE OS FILHOS APRENDEM DESDE PEQUENO A USAR E VENDÊ-LA.

COM A CHAMADA “REPRESSÃO QUALIFICADA”, ADOTADA PELAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE SEGURANÇA CIDADÃ, A EXEMPLO DA ADOTADA PELA SECRETARIA DESTE ESTADO, GRANDE TEM SIDO AS APREENSÕES DE DROGAS, PRONTAS OU NO PÉ EM FAZENDAS, BEM COMO INÚMEROS TRAFICANTES FORAM PRÊSOS EM FLAGANTE DURANTE O TEMPO EM QUE A SENHORA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA ESTÁ NO COMANDO DESSA PASTA. ESSE FATOR POSITIVO DA SEGURANÇA PÚBLICA, TAMBÉM INFELIZMENTE VEM SENDO ERRONEAMENTE DIFUNDIDO POR TRAFICANTES, QUE AS MULHERES DEVEM CONTINUAR NO TRÁFICO DE DROGAS, E AÍ É QUE A COISA COMPLICA, POIS, ESTAS MUITAS VEZES SE DROGAM, E FAZEM USO DE SEUS PRÓPRIOS CORPOS, TENDO COMO CONSEQUENCIA OUTROS ENVOLVIMENTOS EM CRIMES DIVERSOS, TAIS COMO ALICIAMNTO DE MENORES, FURTOS E ROUBOS E ATÉ HOMICÍDIOS E FORMAÇÃO DE QUADRILHAS. QUEM NÃO SE LEMBRA DO CASO DAS DAMAS DE TAUBATÉ, UMA QUADRILHA COMPOSTA SOMENTE POR MULHERES, QUE FELIZMENTE FOI DESBARATADA PELA PMESP.

INFELIZMETE TAMBÉM, OS MEIOS QUE O ESTADO TEM PARA COMBATER ESSES CASOS, É A REPRESSÃO, ISSO POR QUE É MANDAMENTO DA PRÓPRIA LEI PENAL, QUE NÃO DISTINGUE A SEXUALIDADE GENÉRICA DOS CRIMINOSOS. E, COM AS PRISÕES DAS MULHERES DO CRIME, A GRANDE VÍTIMA, ALÉM É CLARO DA SOCEDADE COMO UM TODO, É A PRÓPRIA FAMÍLIA, PRINCIPALMENTE OS FILHOS MENORES DESSAS AGUERRIADAS MULHERES.

VAJA ABAIXO UM DADO ASPECTO IMPORTANTE DESSE CONTEXTO

No noticiário da imprensa, a crônica policial registra de modo disparado, que o percentual de crimes praticados por homens é bem acima do praticado pelas mulheres.
A reação entre os sexos é diferente. Isso se deve ao fato de que enquanto a mulher tende a se deprimir quando sofre uma violência, o homem se revolta e procura fazer justiça com as próprias mãos. A mulher não tem o ódio suficiente para cometer um ato violento, ao contrário do homem.
Mas toda regra tem suas exceções.

- Querida, chegueeei!
Dentro do universo do crime de homicídio existe uma grande diferença de procedimentos entre o homem e uma mulher. Enquanto o homem prefere armas de fogo ou brancas, e usa atos de violência para executar um assassinato, a mulher tem sensibilidade, optando por meios mais femininos, como veneno, e deixando de lado instrumentos grosseiros como as armas de fogo, e armas bancas.
Além disso, antes, durante e após o momento do crime, a mulher é mais metódica, atenciosa e cuidadosa. Ela planeja e executa o crime meticulosamente e de maneira sutil, o que torna o fato um verdadeiro quebra cabeça para a polícia.

Conheça algumas das grandes representantes dessa classe, de mulheres com instinto selvagem.

GRANDES ASSASSINAS

Elizabeth Bathory - Hungria
Matou de 40 a 600 pessoas entre 1600 e 1611. Ninguém sabe ao certo o número de vítimas. Interessada em magia negra e acredita que ficaria jovem para sempre se tomasse banho em sangue humano. Então, matava e usava o sangue das vítimas. Nunca foi condenada.
Mary Ann Cotton – Inglaterra
Matou de 15 a 21 pessoas, entre 1852 e 1872. Envenenava suas vítimas com arsênico. Matou todos os maridos e boa parte dos filhos. O objetivo era ficar com o seguro deixado pelos maridos, eliminando possíveis herdeiros rivais. Foi enforcada em 24 de março de 1873.
Marybeth Tinning – EUA
Essa daí é a sensível Marybeth
Matou nove ou mais pessoas, entre 1972 e 1985. Matou todos seus nove filhos, mas confessou ter sufocado apenas três. Condenada em 1987, cumpri pena até hoje.
Marie Noe – EUA
Matou oito de seus dez filhos, entre 1940 e 1968. Teve dez filhos que morreram um depois do outro. Confessou ter asfixiado quatro deles, mas as provas indicavam que era culpada pelo assassinato de pelo menos oito.
Belle Gunnes – EUA
Matou mais de 40 pessoas, entre 1900 e 1908. Seus dois maridos morreram subitamente, além de uma sogra, dois filhos e diversos amantes. Envenenou boa parte das vítimas. Em 1908, desapareceu e não foi encontrada.
Estudante de Direito nas horas vagas, amante da vida em tempo integral. Dedica-se a relacionamentos e a busca de conhecimentos tântricos.

NO BRASIL SE DESATARAM ALGUMAS MULHERES NO CRIME. TIVEMOS O CASO DA FAMÍLIA RISTORFRER, NO QUAL O CASAL FORA ASSASSINADO BRUTALMENTE PELOS IRMÃOS CRAVINOS, SOB O SÓRDIDO PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA DA PRÓPRIA FILHA DO CASAL, A SENHORA CRSTIANE RISTORFRER. TAMBÉM CABE SALIENTAR CASOS INÚMEROS NO BRASIL, DE ASSASSINATOS PRATICADOS POR MULHERES COM AMANTES, POR RAZÕES PACIONAIS E FINS DE HERANÇAS.

NO MARANHÃO, CASOS DE CRIMES COMETIDAO POR BABAS E MÃES, PRINCIPALMENTE VITIMANDO OS PRÓPRIOS FILHOS, COM OS MEIOS MAIS COVARDES E CRUÉS, A EXEMPLO DE ENVENENAMENTO, ESTRANGULAMENTO E ATÉ AFOGAMENTO DAS CRIANÇAS. ISSO, SEM SE FALAR DOS CRIMES SEXUAIS, AS QUAIS AS MULHERES NORMALMENTE PARTICIPAM COMO CÓ-AUTORAS DE CRIMES DE ESTUPRO, E OUTROS SEXUAIS, ACRESCIDOS QUASE QUE SEMPRE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

POR TODOS OS INCERTOS NESTE CONTEXTO, É QUE CONCLAMO A TODOS E PRINCIPALMENTE ÁS AUTORIDADES E MULHERES DE BOA VONTADE, QUE A SEGURANÇA É DEVER DE TODOS, ENTÃO NÃO DEIXEMOS CAIR EM TENTAÇÃO AS OUTRAS NOBRES MULHERES QUE RESTAM DESTE LADO DA ESTATÍSTICA, OU SEJA, DO LADO DO BEM, QUE COMO ENTE DIVINO DEVE SEMPRE PREVALECER DIANTE DO MAL.

*(O Assinante é Oficial da PM, Bacharel em Segurança Pública, Acadêmico de Direito, Pós Graduado em Direito Civil – Faculdades Jacarepaguá, Pós Graduando em Direito Militar – Universidade Castelo Branco/ EB, com Extensão em Ciências Políticas e Membro pesquisador do CFFF.Antidrogas da SENAD))

E-Mail: trintajunior@bol.com.br
SERVINDO ATUALMENTE NO COMANDO DO POLICIAMENTO DO INTERIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você acha a criação de um novo campo profissional de msegurança protetiva e inteligência Institucional